Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Menino de sete anos terá dois pais registrados em sua certidão

Decisão foi proferida em União da Vitória - PR.

Publicado por André Carpe Neves
há 9 anos

Em decisão proferida no mês de julho na Vara da Família da Comarca de União da Vitória jovem menino teve reconhecido o direito de ver constar em seu registro de nascimento, além do nome da mãe, o de dois pais, assim como dos respectivos avós paternos.

Segundo o assessor jurídico do Fórum, bacharel André Luan Domingues, trata-se de sentença proferida em processo de reconhecimento de paternidade iniciado por aquele que fora reconhecido como sendo o genitor biológico do infante, o qual inicialmente buscava o direito de conviver com seu filho, bem como a retirada de seus documentos do nome do pai que o havia registrado.

Todavia, após profunda avaliação do caso constatou-se que existia entre o menino e seu pai registral relação de afeto construída ao longo de toda sua infância, em razão de vasto e diário convívio. Como o genitor que registrou a criança é casado com sua mãe, desde o nascimento sempre conviveram de forma harmoniosa, criando laços fortes como pais e filho.

E há cerca de três anos o genitor biológico, ao tomar conhecimento da possibilidade da paternidade, além de buscar por meio de exame sua confirmação, passou a encontrar com o menor, sendo que atualmente o infante possui convívio rotineiro com ambos, reconhecendo os dois como “pai”, o que se constatou nas avaliações psicológicas realizadas pelo Fórum.

Sentença Judicial.

Ao julgar o caso o Juiz de Direito Carlos Eduardo Mattioli Kockanny considerou a “existência do paradigma atual do direito de família, mais especificamente, da relação parental de filiação, qual seja, o afeto, enquanto elemento de constituição das relações desta natureza. Neste sentido, diante da ímpar importância da filiação, enquanto elemento de constituição da própria identidade e subjetividade das pessoas deve ser tal relação ao máximo protegida, de maneira que não se torne tão somente uma passageira situação fática a ensejar prejuízos irreparáveis à constituição e formação na infância e juventude. (...) Nestes termos, há que se analisar, em reverência direta ao fundamento republicano da dignidade da pessoa humana os elementos afetivo e biológico das relações de paternidade como complementares e garantidores da vivência em estado de higidez.”

Assim, restou reconhecido o fenômeno jurídico chamado de multiparentalidade, no qual no caso atendido na Vara da Família verificou-se que o menino em tela possui dois vínculos de paternidade distintos, um originário de uma relação genética, e outro de um convívio rotineiro.

Ainda da sentença judicial prolatada extrai-se a busca da “garantia de que as relações familiares sejam basiladas no afeto, o que se busca praticar na presente hipótese, onde o reconhecimento simultâneo de duas paternidades é medida imperativa, que juridicamente apenas irá declarar e reconhecer um estado de vida já instaurado, o qual não representa a presença de prejuízos ao menor, pelo contrário, apenas representará ganhos, já que afetuosamente poderá viver a plenitude de sua personalidade (afetiva e biológica), com constante convívio, e construir de uma história de vida multifacetada, com busca de completude.”


Disponível em: https://www.tjpr.jus.br/noticias/-/asset_publisher/9jZB/content/menino-de-07-anos-de-união-da-vitori...

  • Sobre o autorPós-graduado em Civil (Família, Sucessões, Contratos), Imobiliário e Ambiental.
  • Publicações69
  • Seguidores524
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações145
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/menino-de-sete-anos-tera-dois-pais-registrados-em-sua-certidao/215911718

4 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Poxa, que interessante! Gostei muito! Muito sensato isso! E quem saiu ganhando nisso tudo foi o próprio menino!!! Parabéns a todos. continuar lendo

Muito apropriado!
Nosso judiciário é ainda o único dos poderes que escapa do caos institucional brasileiro e demonstra haver algo de bom para ser feito. No vácuo de leis atuais e coerentes o ativismo judiciário vai moldando o Direito brasileiro de maneira bastante progressista e humana.
Fica o problema para o cartório: nos modelos de certidão com preenchimento apenas dos campos em branco, não há lugar para dois pais, deverá ser criada um modelo próprio para o caso; neste caso correndo o risco de tal certidão vir a ser contestada em outra serventia, visto estar fora do padrão instituído, ao sabor da burocracia modorrenta e rançosa que ainda permeia e domina o país. continuar lendo

Ao fim de tudo, o que realmente importa é o bem estar da criança e a manutenção da família. Aparentemente ambos os alvos foram atingidos, logo, decisão acertada. Que sejam felizes. Que esse "excesso" de pais sirva para dar uma melhor educação para a criança. Não adianta ter dois, três ou quantos pais for se ninguém cuida da criança como deveria. continuar lendo

Ótimo Artigo!!!! continuar lendo