Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Desconto de 50% no registro e escritura do primeiro imóvel

É direito do comprador e está na Lei de Registros Públicos

Publicado por André Carpe Neves
há 10 anos

Por Daniela Galvão

Repórter Dom Total

Além do valor a ser desembolsado para a compra da tão sonhada casa própria, ainda é preciso reservar dinheiro para arcar com as despesas de registro e escritura junto ao cartório de registro de imóveis. No entanto, o que poucos sabem é que a Lei 6.015/73, em seu artigo 290, garante uma redução de 50% sobre esses custos, desde que fique comprovado que a aquisição é para fins residenciais. Também é preciso que o imóvel seja financiado pelo Sistema Financeiro da Habitação (SFH).

O advogado, especialista e mestre em Direito, bem como professor de Direito Civil e Teoria do Geral do Processo da Dom Helder Câmara, Romer Augusto Carneiro, afirma que essa diminuição representa, dentre outros fatores, um atrativo à pulverização dos negócios habitacionais, incentivando a compra do primeiro imóvel residencial. “Aquele que adquire a casa própria por financiamento habitacional, certamente investe um valor inicial no imóvel e, em seguida, compromete-se com as parcelas do financiamento. Porém se depara no momento seguinte ao da assinatura do contrato com taxas, impostos, custas e emolumentos - vantagem devida como compensação de atos praticados pelo poder público ou por quem, com autorização deste, preste serviços - bastante expressivos, os quais terá a obrigação de pagar. Sendo assim, os agentes financiadores têm a opção de diluir, no próprio financiamento habitacional, tais custas, taxas e emolumentos. Considerando-se o desconto previsto na lei 6.015/73, por óbvio que o custo total da operação diminuiria”, comenta.

Segundo ele, essa vantagem não se estende para a compra de imóveis na planta. “Acredito que propositadamente o artigo 290 é silente quanto à questão dos imóveis na planta. Pois, como ainda está na planta, não há imóvel a ser registrado. A partir do momento em que a construção é entregue para comercialização, aí sim para registro das unidades, aplica-se o disposto na Lei 6.015”. Além disso, o valor das despesas com registro e escritura não pode exceder o limite correspondente a 40% do maior valor de referência. “Este valor de referência designa o teto para valor dos emolumentos”, esclarece.

Exigências

Romer Augusto Carneiro explica que, para obter a vantagem da redução de 50%, basta requerer o benefício junto ao cartório e apresentar certidões negativas de propriedade de imóvel. Conforme ele, alguns cartórios, no ato do registro, apresentam um termo a ser assinado, pelo então mutuário habitacional, no intuito de obter dele declaração sobre a adequação das condições apresentadas pela lei. Isto é, o adquirente vai declarar que é o primeiro imóvel financiado pelo SFH e que não possuir casa, apartamento ou bem semelhante. Os compradores de imóveis residenciais devem ser informados pelos cartórios que têm direito a esse desconto. No caso de omissão, os cartórios podem ser penalizados por terem feito a cobrança integral, ou seja, sem o desconto. O advogado e professor da Dom Helder frisa que a multa, conforme o parágrafo 5º do artigo 290, pode chegar a até R$ 1.120. “Valor esse que pode, inclusive, ser atualizado pelo juiz quando da aplicação da penalidade. Esclareço ainda que há um questionável entendimento no sentido de que não é cabível a aplicação desse desconto em contratos de alienação fiduciária de imóvel, uma vez que contratos do SFH, que possuem alienação fiduciária em garantia, são regrados pela Lei 9.514/97.

Em minha opinião tal sustentação não procede, haja vista não estar em tela, aqui, a garantia a ser gravada no imóvel, mas sim a observância legal do disposto no artigo 290 da Lei 6.015/73”. Conforme Romer Augusto Carneiro, os compradores que, por qualquer razão não exerçam esse direito à redução, não podem pedir reembolso posterior ao próprio cartório. Ele observa que, antes de ingressar com demanda judicial, o adquirente deve fazer um requerimento administrativo em duas vias, protocolar e aguardar a resposta. Se o pedido de reembolso for negado, é possível buscar o valor cobrado indevidamente junto à Justiça.

Avaliação

Para o advogado e professor da Dom Helder, os benefícios desta lei vão além do desconto de 50%. “A lei foi criada para otimizar negócios imobiliários, principalmente a aquisição da primeira casa própria, pois muitas vezes os altos custos poderiam se tornar um entrave para aquisição”. Ele ressalta que não é incomum o espanto das pessoas que adquirem imóveis por meio de financiamento, quando se deparam com a necessidade do pagamento dos emolumentos para registro do contrato de financiamento, bem como o Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), entre outros.

“Em várias situações, estes compradores investiram todo o dinheiro que tinham para pagar o sinal do imóvel e são pegos desprevenidos para pagar valores acessórios tão altos, sejam impostos ou emolumentos de cartório. Uma possível solução para isso é a liberação pelos bancos dos valores financiados com um plus, com a finalidade de custear tais despesas. Por sua vez, esses valores podem ser somados à parcela do financiamento”, conclui.

Disponível em http://www.domtotal.com.br/noticias/detalhes.php?notId=682169

  • Sobre o autorPós-graduado em Civil (Família, Sucessões, Contratos), Imobiliário e Ambiental.
  • Publicações69
  • Seguidores524
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações8487
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/desconto-de-50-no-registro-e-escritura-do-primeiro-imovel/128429159

Informações relacionadas

Marcelo Barça Alves de Miranda, Advogado
Artigoshá 10 anos

Direito imobiliário: o desconto de 50% nos emolumentos cobradados pelo RGI

Leidyane Gomes , Advogado
Modeloshá 7 anos

[Modelo] Ação de Suscitação de Dúvida Registral (Inversa)

Dra Lorena Lucena Tôrres, Advogado
Artigoshá 6 anos

Passo a passo de como obter 50% de desconto no registro do primeiro imóvel

Como obter o desconto de 50% para o registro do primeiro imóvel

Jeferson Canova, Oficial do Registro de Imóveis
Artigoshá 7 anos

O desconto na primeira aquisição residencial no Cartório de Registro de Imóveis: 8 teses em prol do consumidor

16 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Notícias como essa deveriam ser divulgadas com mais frequência pois realmente a maioria dos compradores do primeiro imóvel ignoram esses benefícios. continuar lendo

Olá.
Qual o seu entendimento do significado de "primeiro imóvel" de acordo com essa lei? É o primeiro imóvel em seu nome ou somente o primeiro imóvel que você comprou sendo que antes nunca teve imóvel próprio? Deixe me explicar melhor com um exemplo: comprei um imóvel há 3 anos usando o SFH e tendo inclusive acesso a esse desconto de 50% nas custas de cartório. Vendi esse apto e ele inclusive já está de posse da nova proprietária. Portanto não consta nenhuma propriedade imobiliária em meu nome. Agora adquiri um novo imóvel. Esse novo imóvel seria meu primeiro imóvel novamente, uma vez que é somente essa propriedade que terei sob meu registro ou já é entendido como segunda compra, portanto segundo imóvel e sem direito a esse desconto das custas de cartório?

atn continuar lendo

fiz um financiamento a muitos anos atras por volta do ano 2000 2002 e agora estou comprando outro imovel e gostaria de ter redução dos valores de de registro no cartorio... como fico sabendo se posso utilizar o beneficio ou nao continuar lendo

Muito bom saber disso. continuar lendo